sexta-feira, 17 de agosto de 2012

salmão em papelote

0 comentários
nº pessoas
-
origem
-
ingredientes
salmão, lombo, filete ou posta; 1 por pessoa
papel de alumínio
limão, sal
legumes:
qualquer legume ou mistura de legumes frescos ou congelados
1 fio de azeite















preparação

Esta é uma receita que eu preparo imensas vezes; porque é saudável, ultra fácil e porque de cada vez fica diferente, conforme os legumes ou o acompanhamento que uso.

Tempere o salmão com sal, pimenta recém moída e sumo de limão. Deixe repousar durante, pelo menos 1 hora, no frigorífico.

Prepare os legumes.
Se os legumes forem congelados só tem de os deixar descongelar.
Se forem frescos, lave, corte em pedaços e coza a vapor durante 2 ou 3 minutos.
Se não tiver nenhum utensílio para cozer a vapor, não desanime: sobre uma panela de água a ferver coloque um coador grande com os legumes dentro e apoie-o na borda da panela.

Tempere os legumes.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Corte tantos rectângulos de papel de alumínio quantas as porções de salmão.
No centro de cada papelote coloque uma porção de legumes e, por cima, o salmão. Regue com um fio de azeite (pouco) e polvilhe com ervas aromáticas frescas ou secas. Uso várias vezes tomilho, mas pode ser salsa picadinha, oregãos ou o paladar que lhe agradar mais.

Feche o papelote: como se fosse um rebuçado, apertando as pontas em cima ou usando uma outra folha de alumínio para tapar e aperte as bordas. Seja como for, feche bem o papelote.

Coloque os papelotes preparados dentro de um recipiente refractário e leve ao forno durante 20 minutos.

sugestão de legumes:
- Nos supermercados Lidl (passe a publicidade) existem uns legumes congelados para saltear, da marca Green Grocer’s, que aparecem em 3 ou 4 opções diferentes de mistura e que fazem "parte da mobília" no meu congelador. Esses legumes estão pré-cozinhados e já têm gordura suficiente. Usando esses é só mesmo pô-los directamente no papelote com o peixe por cima, o que torna tudo muito mais rápido.
- ervilhas de quebrar, cenoura, courgete, cebola, alho francês, ervilhas, pimento (verde, vermelho e amarelo, que delícia), tomate ou tomate cereja, o que houver disponível...

sugestão de acompanhamento:
- massa cozida com um fio de azeite e sal, temperada com ervas aromáticas
- batata cozida
- algumas vezes uso batata congelada pré-preparada e ponho-a no forno no mesmo recipiente do salmão, sem gordura extra e com o mesmo tempo de cozedura (super ultra rápido)
- arroz branco
- legumes ~ basta aumentar a dose dos legumes que fazem a cama para o salmão; grelos salteados ou esparregado




Enviar um comentário