quinta-feira, 23 de agosto de 2012

o que é :: à provençal

0 comentários
"À Provençal" é um termo que se usa para identificar um prato preparado ao estilo da Provença, uma região no sudeste de França. Banhada pelo mar Mediterrâneo, esta região do sul da França é a principal produtora de azeites do país e suas réstias de alho decoram até as paredes das casas.

Logo, alho e azeite são ingredientes indispensáveis.

Tomates, cebolas, azeitonas, cogumelos, anchovas e beterraba também podem fazer parte.

É comum encontrar receitas à provençal com ou sem cebola, com ou sem tomate, com ou sem vinho branco. Em relação às ervas aromáticas, então, a diversidade é imensa ~ há os que usam sálvia, erva-doce, alecrim e tomilho secos (as típicas da Provença) e aqueles que não dispensam folhas frescas de salsa e cebolinha.  

A própria Larousse Gastronomique, obra de referência da cozinha francesa, aponta para essas permitidas variações. A única ressalva é que o produto incluído tenha alguma ligação com a tal região francesa e, assim, não descaracterize a sua peculiar simplicidade e irresistível frescura. “O que podemos estabelecer como regra é o uso indispensável de azeite e alho. Sem eles não há receita à provençal.”

Neste mundo de possibilidades à la provençale, é preciso ainda fazer uma distinção: para receitas frescas e de elaboração ligeira, como a de camarões, lulas e mexilhões, convém insistir na composição purista de alho, azeite e duas ou três ervas. Nos pratos mais demorados, mais apurados, já fica bem acrescentar tomate, cebola, vinho, pimentão, alcachofras ou espargos.
campo de alfazema e as omnipresentes oliveiras


Enviar um comentário