terça-feira, 28 de agosto de 2012

manjericão :: erva aromática

0 comentários
O manjericão, alfavaca ou basílico é uma planta aromática de origem indiana, cujo nome deriva do vocábulo grego basilikos que signica "real".

Existem diversas espécies de manjericão, sendo mais comum a de cor verde, ao passo que a parente de folhas avermelhadas é mais rara e aromática.

O aroma, semelhante a limão e jasmim, faz do basílico uma erva de eleição na cozinha do sul da Europa (em Portugal nem tanto...), condimentando saladas, recheios, molhos e sopas e aparecendo como ingrediente principal no pesto italiano e no pistou francês.

Dado que as características do manjericão se perdem na secagem, é sempre aconselhável utilizá-lo fresco, podendo tirar-se partido da aquisição da planta já envasada.


na  cozinha

Na culinária, o manjericão é usado no tempero de omeletes, ensopados de carne, peixes, frangos e saladas, bem como em doces e licores. 

Como tempero, recomenda-se não secar as folhas, porque perde o aroma. 
Uma das formas para armazenar, é picar as folhar e guardar num frasco com azeite. 
O manjericão deve ser adicionado aos alimentos no fim da preparação, pois o sabor perde-se com o calor.


propriedades terapêuticas

Na medicina popular, as folhas e flores são usadas para preparar chás que têm propriedades digestivas, tónicas, para problemas respiratórios, reumáticos, nos casos de cansaço, constipação e problemas gastro-intestinais. Ajuda nas disfunções do fígado e alivia dores de cabeça.

Em casos de stress, exaustão e sintomas relacionados (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tónico. 

A acção da erva é tanto anti-séptica como desintoxicante, ajudando o organismo a restabelecer-se de todo tipo de infecções. 

O chá quente reduz a febre e o muco no peito e no nariz, aliviando os sintomas de gripes, constipações, congestão, tosse e dor de garganta. 

As propriedades relaxantes agem nos tractos digestivo e respiratório e podem diminuir as cólicas, a prisão de ventre e a náusea e atenuar afecções como a asma e a tosse seca.


infusão de manjericão

10 folhas de manjericão para 1 chávena de chá de água.

Coloque as folhas de manjericão numa chávena, adicione a água fervente e abafe por, aproximadamente, 10 minutos.
Coe e está pronto a beber.

Quem precisar de tratar qualquer dos sintomas acima descritos deve tomar 3 chávenas do chá de manjericão diariamente.


compressas de chá de manjericão

Prepare uma infusão como acima está descrito.

Use um algodão embebido no chá e aplique na forma de compressa morna. 
Fazer três ou quatro aplicações ao dia. Repetir o tratamento durante o tempo necessário para a cura.
Indicação: mamilos doridos ou gretados.


magia celta

O escalda-pés de manjericão é óptimo para acalmar quem está agressivo e com raiva.

Queime manjericão para exorcizar a negatividade da casa. 

Para efectuar uma verdadeira e total purificação e protecção de si próprio e da sua casa, salpique também um pouco de chá de manjericão em cada canto da casa.

Use também a infusão na água do banho.

Enviar um comentário