terça-feira, 28 de agosto de 2012

cebolinho :: erva aromática

0 comentários
O cebolinho é originário da Europa do Norte e Ásia e prefere climas temperados e frios. Em tempos, crescia espontâneo em muitos lugares da Europa, América do Norte e Sibéria. Em Inglaterra, ainda se pode encontrar em estado selvagem perto do mar, onde se desenvolve nas arribas calcárias.

No final da Idade Média, começou a ser plantado em hortas e jardins, tornando-se popular no séc. XIX. Apesar de ser uma planta de aparência um pouco frágil, é na realidade bastante robusta e perene, de folhas longas, cílindricas e ocas atingindo cerca de 30 cm de altura, flores de cor rosa ou lilás de capítulos arredondados, pequeníssimos bolbos quase inexistentes.

Da família das liliáceas, tal como o alho e a cebola, o seu nome científico é Alium schoenoprasum. Apresenta o mesmo sabor característico da cebola, mas muito mais leve e delicado, indicado para quem aprecia o sabor da cebola mas que que tem problemas em digeri-la.

É uma planta mais utilizada como erva aromática do que medicinal. 


na cozinha

Não tem grande tradição na cozinha portuguesa, apesar de ser excepcional para adicionar a molhos, queijos, sopas quentes ou frias, saladas, omeletes, scones, entre outros.

Utilizam-se as folhas, finamente picadas e frescas - deve ser cortada com tesoura e não com faca

Não se deve cozinhar, pois perde rapidamente o seu delicado aroma. 
Deve apresentar-se viçoso e mole e de preferência colher pouco antes de utilizar. Quem não tem essa possibilidade pode sempre optar por congelar.

Finamente picado, pode juntar-se a queijos creme ou manteiga, paté de atum ou simplesmente a iogurte e hortelã para acompanhar pratos de peixe.

Combina bem com abacate e courgete, faz excelentes omeletes e é delicioso com salmão fumado, peixe grelhado, marisco, saladas frias de batatas com molho de queijo ou iogurte ou simplesmente adicionado ao molho vinagrete.

Pode ainda usá-lo para decorar os pratos de sopa ou travessas várias. As flores podem também ser utilizadas da mesma forma adicionando aos pratos um leve sabor picante e um toque colorido. 

O cebolinho combina bem com as várias outras ervas aromáticas, nomeadamente cerefólio, salsa, mangerona, mangericão, paprika, funcho, coentros, estragão e doce-cecília.

propriedades terapêuticas

Acelera a digestão, estimula o apetite, fortalece o estômago. Reduz a pressão arterial.

propriedades aromáticas

É um excelente repelente de insectos mas também benéfico para as cenouras porque melhora o seu crescimento e sabor.



Enviar um comentário