domingo, 26 de agosto de 2012

infusão :: o que é?

0 comentários
Uma infusão é uma bebida que é feita, em geral, pela imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver.
Algumas das bebidas mais comuns e de mais vasta distribuição no planeta são infusões:
café
chá
tisana
chá mate (em brasileiro chimarrão)


A tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar água a ferver a ervas medicinais, por um período de 5 a 6 minutos. Após esse tempo deixa-se descansar, tapado por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.
A expressão "chá de ervas" é frequentemente utilizada para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, frutos, etc.).

Os exemplos mais comuns são: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.
No entanto, essas infusões são tisanas e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta Camellia sinensis.

As tisanas não devem ser adoçadas com açúcar branco mas sim com um pouco de mel.
Em geral as infusões de ervas podem ser consumidas até 24 horas depois de serem preparadas, mas o ideal é bebê-las ainda mornas, acabadas de fazer.
Seguindo estas recomendações estará a conservar melhor todas as propriedades medicinais da planta que pretende consumir, sem perder nenhuma propriedade.

máquina de vácuo para fazer café



Enviar um comentário