sexta-feira, 24 de agosto de 2012

marmelada

0 comentários
nº pessoas
-
origem
portugal
ingredientes
10 kg de marmelos
(pesados já descascados)
8 kg de açúcar














preparação

Lave os marmelos (para depois poder usar as cascas para geleia).

Corte os marmelos em quartos, descasque e retire as pevides. (Se quiser fazer geleia reserve as cascas e as pevides).

Leve os marmelos a cozer em água apenas suficiente para os cobrir.

Passe os marmelos por uma peneira ou passevite ou, simplesmente, reduza-os a puré com a varinha mágica.

Ponha este puré num tacho largo e junte o açúcar, mexendo sempre.

Leve então ao lume e, logo que ferva com força, deixa-se ficar mais meia hora, mexendo sempre.
Atenção: quando a marmelada começa a ferver forma bolhas e espirra. Se não mexer sempre arrisca-se a ficar com marmelada no tecto da cozinha (já me aconteceu) ou pior ainda a queimar-se.

Guarde a marmelada em tigelas - de porcelana, dizem-me os mais antigos, mas eu uso cerâmica, plástico ou mesmo formas de alumínio, depende da quantidade que faça.

Deixe a marmelada secar por um ou dois dias - ao sol, de preferência - e cubra com papel vegetal passado em aguardente. Quando quiser usar uma porção de marmelada "desenforme-a" sobre um prato.

Curiosidades:
Pode ser branca ou vermelha.

A marmelada é uma especialidade da doçaria regional portuguesa, sendo a mais famosa a branca, de Odivelas (próximo de Lisboa), fabricada no antigo mosteiro das Bernardas.

Em inglês, italiano e vários outros idiomas o doce indicado como "marmelade" ou "marmalade" difere de marmelada, pois faz-se de laranjas, limões ou outras frutas, sendo mais apropriado traduzir-se a marmelada por "Quince cheese", geleia feita do marmelo.
Em alemão, "Marmelade" é sinónimo de "doce de fruta", e pode fazer-se de qualquer fruta, como cenoura ou abóbora, por exemplo.

Ao longo da viagem de circum-navegação, enquanto os marinheiros sofriam e morriam à sua volta devido ao escorbuto, Fernão de Magalhães e vários outros oficiais mantinham-se misteriosamente saudáveis. Ninguém sabia porquê, mas havia uma razão relevante para terem escapado à terrível doença. Durante toda aquela provação, os oficiais serviam-se regularmente de um fornecimento de compota de marmelo que o capitão português fizera embarcar. O marmelo, um fruto do género da maçã, era na realidade um potente antiescorbuto, graças à sua quantidade de vitamina C.
in curiosidades da história

Pode ver aqui mais sobre a história da marmelada.



Enviar um comentário